Blog

LançaPerfumeBrasil_1920
6 fev

O carnaval e as drogas: redução de danos nível máximo! por propulsao // Post salvo em Conversando sobre Drogas

O carnaval é o evento festivo com maior associação ao uso de substâncias. Grandes cervejarias patrocinando eventos, o comércio de bebidas alcoólicas sob pretexto de festa.

No entanto não é apenas álcool a droga consumida nesses espaços. O lança-perfume ocupou esses espaço no ínicio dos anos 1920,  no Rio de Janeiro.

lanca-1487879499

O “lança” é uma droga inalável, composta por cloreto de etila, clorofórmio e alguma essência aromática. Seus efeitos são parecidos com o entorpecimento do álcool, associados à taquicardia, confusão mental e euforia. No carnaval carioca dos anos 20 era borrifado à esmo para os foliões, “perfumando-os e fornecendo sensações agradáveis”. No entanto devido aos abusos agudos por alguns usuários, foi proibido logo em seguida. No entanto o uso dessa substância ainda é presente em diversos contextos.

LançaPerfumeBrasil_1920

Hoje em dia os inalantes dividem espaço com outras novas drogas sintéticas que o proibicionismo inventou, como os NBOmes – conhecido como “falso LSD” – , além das já utilizadas, como ecstasy, LSD, maconha, haxixe, cocaína entre outras.

Atualmente nosso contexto está mais complexo que antigamente, hoje a possibilidade de interações indesejadas entre substâncias é o grande risco associado ao uso. O uso de anfetaminas e psicodélicos por jovens está entre os maiores riscos de problemas agudos, como, parada cardíaca, confusão mental, julgamento alterado.

A combinação de duas ou mais substâncias já é o suficiente para alguma interação indesejada. Por exemplo, álcool + bebidas energéticas, um depressor junto com um estimulante, respectivamente darão efeitos opostos, no entanto não excludente. Outro exemplo a “Bala” (ecstasy) + cocaína ou outro estimulante, que aumenta o risco de taquicardia e hipertensão em indivíduos inexperientes.

A Redução de Danos é uma conversa sobre os excessos, tanto para aqueles que nunca usaram, quanto para aqueles que usam e mais ainda para aqueles que acham como usa. Informação é a melhor estratégia para se dar bem.

Cuidar de sí e cuidar dos outros é uma máxima para todos que desejam curtir o Carnaval sem grandes complicações.

 

1 ARAGUAIA, Mariana. “Lança Perfume”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/drogas/lanca-perfume.htm>. Acesso em 06 de fevereiro de 2018.

Texto: Ed. James Kava