Blog

cortador james
21 jun

Ciência em Ação – #1 – Cortador de Garrafas Elétrico por propulsao // Post salvo em Sem categoria

A Oficina “Ciência em Ação” surge da necessidade de fortalecimento da curiosidade científica, logo, o fortalecimento com a educação formal, escolas, cursos ou outras atividades extracurriculares.
O objetivo da oficina é trabalhar com a demanda das dúvidas cotidianas acerca da ciência, sendo elas curiosidades ingênuas ou epistêmicas. O caráter experimental da atividade coloca em evidência a relação que o conhecimento científico tem com a empiria, ou seja, o experimento. O elo entre a teoria e a prática se torna visível.

O experimento dessa semana é o cortador de garrafas elétrico. Esse é um ótimo dispositivo que todos que não sabem o que fazer com aquelas várias garrafas de vidro no alto da estante. Lançando mão dos conceitos de física elétrica, como resistência elétrica, transformação de energia, e dilatação térmica realizamos um experimento facilmente replicado.

Algumas pessoas já conhecem esse experimento com outra cara: ao invés de uma resistência elétrica, é utilizado um cordão embebido de álcool que quando ateado fogo, esquenta naquele local a garrafa gerando o mesmo efeito, dilata e trinca a garrafa. O problema é que o corte fica bem irregular, sendo necessário depois lixar para aparar a borda.

Experimento: Vai explodir, pegar fogo?

O cortador de garrafas elétrico é um experimento que gera uma certa apreensão dos que estão executando a atividade e os que estão assistindo. Não haverá nenhum problema de explodir, porque a garrafa está aberta, não tem como armazenar pressão. Enquanto ao calor gerado, ele é absorvido pela garrafa que em determinado momento dilata e trinca a garrafa naquela área sensibilizada.

Lista de Materiais
– Resistência 110V (compra em lojas de fogareiros)
– 2 prendedores tipo “jacaré”
– Argila
– Suporte de madeira
– Fio de luz
– Fita isolante

Utilidades

Esse experimento de física é uma ótima ferramenta para dar fim naquelas garrafas, podendo originar diversos outros utensílios como copos, cinzeiros e ornamentos de decoração para iluminarias.

Confira o vídeo do momento do corte.

Texto: Educador James Kava
Fotos e Vídeos: Jaqueline e Ricardo